Núcleo Tecnologias Educacionais de Nova Andradina


ONLINE
1






Total de visitas: 84477
Notícias

Como funcionará a Web 3.0

Você decidiu ir ao cinema e comer alguma coisa depois. Você está a fim de uma comédia e de uma comida mexicana (em inglês) incrivelmente temperada. Ao iniciar seu PC, você abre um navegador da Web e acessa o Google para procurar um cinema, um filme e informações sobre o restaurante. Você precisa saber que filmes estão em exibição nas salas mais próximas, então você passa um tempo lendo a sinopse de cada filme antes de decidir. Além disso, você quer ver quais restaurantes mexicanos estão perto de cada uma dessas salas. E você pode querer dar uma olhada nas críticas dos clientes dos restaurantes. No total, você visita meia dúzia de sites antes de sair.

Monitor preso à cabeça
Yoshikazu Tsuno/AFP/Getty Images

Veremos futuras versões da Web através de dispositivos como esse pequeno monitor preso à cabeça?

Alguns especialistas em Internet crêem que a próxima geração da Web, Web 3.0, tornará tarefas como a pesquisa sobre filmes e sobre comida mais rápidas e mais fáceis. Em vez de múltiplas pesquisas, você poderá digitar uma ou duas frases complexas no seu navegador Web 3.0 e a rede fará o resto. No nosso exemplo, você poderia digitar "Eu quero ver um filme engraçado e depois comer em um bom restaurante mexicano. Quais são minhas opções?" O navegador Web 3.0 irá analisar sua pergunta, pesquisar a Internet por todas as respostas possíveis e então, organizar os resultados para você.

Mas não é só isso. Muitos desses especialistas acreditam que o navegador Web 3.0 irá agir como um assistente pessoal. Enquanto você navega pela Web, o navegador registra seus interesses. Quanto mais você usa a rede, mais o seu navegador aprende sobre você e menos específico você precisará ser quando perguntar alguma coisa. Com o tempo, você poderá fazer perguntas abertas para o navegador, como: "onde eu devo almoçar?" Seu navegador consultaria os registros de o que você gosta e o que não gosta, levaria em consideração o local onde você está e então, faria uma sugestão de uma lista de restaurantes.

Para entender o destino da Web, nós precisamos dar uma breve olhada em sua origem. Continue lendo para aprender sobre a evolução da Web.

https://informatica.hsw.uol.com.br/web-30.htm

 

O IPv6 é a nova geração do Protocolo Internet

Ele já vem sendo utilizado há algum tempo. Mas, agora, sua implantação deve ser acelerada. Ela é imprescindível para a continuidade do crescimento e da evolução da Internet.

Desde o início de sua utilização comercial, há mais de uma década, prevê-se o esgotamento dos endereços IP. Esses endereços são usados para identificar cada computador na rede. Ações paliativas vêm sendo tomadas desde então, mas mesmo assim esses endereços devem esgotar-se no Brasil em algum momento entre 2012 e 2014.

O IPv6 traz para a Internet um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede indefinidamente ou, pelo menos, em qualquer futuro que pudemos imaginar até agora. Além de resolver o problema de espaço, o novo protocolo também apresenta avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho.

Queremos, neste sítio Web, alertar a todos para a necessidade da implantação do IPv6. Procuraremos, além disso, fornecer ferramentas que permitam uma melhor compreensão da questão e auxiliem, de fato, a implantação. Colaborações são bem-vindas e incentivadas nesse espaço. Alguns dos artigos são escritos pela equipe do NIC.br, mas você pode também escrever seus artigos, apresentar seu case, ou fazer comentários nos artigos já existentes!

https://www.ipv6.br/

 

Problemas com Internet? Internet ruim Identifique o problema

 

Problemas com a Internet. Antes de acionar o suporte técnico, tente identificar o problema para corrigir as possíveis falha e procure ter em mãos informações importantes para passar ao técnico.

 Hoje em dia ficar sem conexão com a internet é como ficar desconectado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo para os internautas. Para saber a quem recorrer é preciso identificar de fato o problema com a conexão.

A situação mais comum é aquela na qual alguns computadores da rede tem acesso a internet, e outros não. Nesta caso, o provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário nenhuma computador teria acesso à web. E, a não ser que o (ISP) seja o fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), assim de nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para resolver seu problema.

No caso de nenhuma estação consiguir navegar na Internet, mesmo quando um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, então fica claro que há um problema no provedor de banda larga contratado. Mas antes de acionar o suporte técnico, faça o seguinte reinicie todos dispositivos até chegar as conexões dos cabos – mesmo porque essa será a primeira coisa que o suporte lhe mandará fazer por telefone.

Caso a conexão não se restabeleça, então ligue para o suporte principal do provedor para verificar se está ocorrendo alguma manutenção em sua área ou algum outro tipo de problema técnico não isolado. e caso tenha alguém conhecido utilizando da mesma conexão que você pergunte se esta tudo ok, e assim saberá se é apenas na sua conexão o problema.

Identificando os Problemas
Antes de falar com o atendente, procure ter em mãos o maior número de informações sobre seu hardware, tais como marca e 
modelo do modem e roteador, endereço MAC dos dispositivos.

Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet que utiliza para conectar a internet. Para isso, no menu Iniciar, (Executar) digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter novamente para visualizar todas as informação da rede como na imagem abaixo.

Tenha certeza de que todos os dispositivos são os que foram cedidos pelo provedor contratado antes de ligar para o suporte. Caso esteja usando algo diferente, não estranhe se eles recusar o atendimento e, em vez disso, pedir que você entre em contato com o fabricante do hardware que este instalado em seu computador.

Caso seja possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web em outros meios (se tiver um notebook, tente usar a rede do seu vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem 3G. A ideia aqui é identificar se o problema não está em seu computador e não na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi.

Se com todas estas ações o problema for mesmo com o ISP, ele poderá orientá-lo a tomar algumas ações. Em casos mais complexos, o suporte técnico irá agendar a visita.

www.pcajuda.net

 

 

Comprometimento de alunos é fundamental para ensino de qualidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

“Enquanto a participação dos pais é necessária para a formação de um ensino de qualidade, o comprometimento dos alunos é fundamental para que isso possa se tornar realidade”, observa a diretora da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, Vilma Oliveira da Cruz. A escola recebeu a melhor média das escolas estaduais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Mato Grosso do Sul. “A gente vê o empenho dos professores, por isso acho importante que nós também possamos ajudar para que a escola e o ensino sejam melhores”, afirma o estudante Alan Deliberali, de 10 anos, que cursa o sexto ano na escola.

 

Alan é aluno da escola Dom Aquino desde o primeiro ano do ensino fundamental e atualmente é monitor de sua turma, onde atua como líder ajudando colegas e professores. “A gente se esforça o máximo, mostra empenho para ter boas notas”, diz o garoto que foi matriculado na escola porque a mãe já conhecia o sistema pedagógico da instituição. “Meu irmão mais velho estuda aqui e minha mãe sabia que é uma escola boa”, conta Alan que sonha em ser médico, por isso não se importa com a frequente cobrança dos professores para que o estudo seja reforçado.

 

“A matéria que eu gosto mais é matemática, é a que eu prefiro. Em português eu ia médio, mas aí a professora conversou com a minha mãe que cobrou mais ainda e agora as notas já estão melhores”, explica o estudante que diz ser orgulhoso de estar em uma escola que tem destaque entre as estaduais em desempenho educacional.

 

Para estudantes do ensino médio, a forma como é aplicada a metodologia de ensino na escola beneficia para uma preparação mais completa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Os professores trabalham com a gente desde o ensino fundamental uma forma diferenciada de aplicação de provas, parecida com os vestibulares e com o Enem. Eles estão sempre nos preparando e mesmo ainda estando no primeiro (do ensino médio) nós já estamos de olho lá na frente”, diz a aluna Bruna Moraes Souza, de 15 anos, que faz parte da primeira turma do ensino médio da escola que participou da Prova Brasil ainda no ensino fundamental.

 

“Essa preparação foi boa porque onde nós tínhamos grandes dificuldades hoje encontramos a facilidade. Chegamos ao ensino médio bastante preparados”, avalia a jovem Lenara Martins de Lima, de 14 anos. “Temos esta ajuda na passagem do fundamental para o médio, o que incentiva ainda mais a estudar, tanto que hoje são poucos os alunos que não querem continuar estudando, ir para uma faculdade”, ressalta Brenda Villa Amira, de 14 anos.

“O que nós vemos aqui é que os professores exploram bastante do potencial do aluno e a regra é que não se pode ir com dúvidas para casa”, lembra Marcell Martins Lopes, de 17 anos. “A escola dá esta ênfase no vestibular, nos estimula e isso nos faz sentir orgulhosos do nosso desempenho”, diz a Bruna Karina Bento Goularte, de 14 anos.

 

Os jovens fazem parte da mesma turma de primeiro ano e esperam que logo a escola em que estudam, além de ter a melhor média no Ideb, tenha também a maior taxa de aprovação em vestibulares e Enem.

 

www.sed.ms.gov.br

 

 

 

 

 

Dicas de segurança na internet

 

Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante pôr em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos e senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter na Web. É para ajudá-lo a lidar com isso que o InfoWester apresenta a seguir, quinze dicas importantes para você manter sua segurança na internet e em seu computador.

1 - Saia usando Logout, Sair ou equivalente

Ao acessar seu webmail, sua conta em um site de comércio eletrônico, sua página no Orkut, seu home banking ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e uma senha, clique em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet ou entrando em outro endereço. Isso é arriscado, pois o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento e alguém mal-intencionado pode abrir o navegador de internet e acessar as informações de sua conta, caso esta realmente não tenha sido fechada devidamente.

2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas

Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a seqüências que misturam letras e números. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. O mais importante: não guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar guardar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a seqüência. Além disso, evite usar a mesma senha para vários serviços. Mais orientações sobre senhas podem ser encontradas aqui.

3 - Mude a sua senha periodicamente

Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos. Isso porque, se alguém conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poderá acessar as suas mensagens sem que você saiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o tal espião não vai mais conseguir acessar as suas informações.

4 - Use navegadores diferentes

Se você é usuário do sistema operacional Windows, talvez tenha o hábito de utilizar apenas o navegador Internet Explorer. O problema é que existe uma infinidade de pragas digitais (spywares, vírus, etc) que exploram falhas desse navegador. Por isso, uma dica importante é usar também navegadores de outras empresas, como o Opera e o Firefox, pois embora estes também possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma freqüência menor neles. Se ainda assim preferir utilizar o Internet Explorer, use um navegador alternativo nos sites que você considerar suspeitos (páginas que abrem muitas janelas, por exemplo).

5 - Cuidado com downloads

Se você usa programas de compartilhamento de arquivos, como eMule, ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo não possui alguma coisa estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informações de descrição suspeitas, pois muitos vírus e outras pragas se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.

Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de programas milagrosos, capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.

6 - Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros

É comum encontrar vírus que exploram serviços de mensagens instantâneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger), AOL Instant Messenger (AIM), Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de, durante uma conversa com um contato, emitir mensagens automáticas que contém links para vírus ou outros programas maliciosos. Nessa situação, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade:

Link falso no MSN Messenger

Mesmo durante uma conversa, se receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. Se ele negar, não clique no link e avise-o de que seu computador pode estar com um vírus.

 

Casa Branca adota software livre em seu site

White HouseO Portal WhiteHouse.gov migrou sua plataforma de publicação para o Drupal, software livre utilizado para gestão de conteúdo. A administração Obama anunciou que usará apenas ferramentas open source para a plataforma de gerenciamento de conteúdo dos seus sites. Anteriormente, a equipe de internet do presidente George W. Bush usava uma solução proprietária.

À frente dos projetos do governo norte-americano, a empresa Gdit (General Dynamics Information Technology) foi quem bancou a escolha do Drupal. Os argumentos da empresa foram a agilidade e a flexibilidade do CMS, que poderá dar melhor suporte para serviços que tem maior interação com o público como fóruns e comentários.

Outros motivos importantes para justificar a migração foram a redução de custos com a implementação e a manutenção da plataforma e a segurança do sistema, que possui milhões de usuários e desenvolvedores engajados. Para ajudar na transição, o time da Casa Branca contratou a empresa Acquia, que é tocada por Dries Buytaert, um dos criadores do Drupal e atual líder da comunidade do CMS.

“Este é um sinal claro que de que os governos já perceberam que ferramentas de código aberto não são menos seguras do que o software proprietário, além disso, ao evitar o software proprietário eles não estarão presos a um tecnologia em particular, e isso pode beneficiá-los com as inovações criadas por milhares de desenvolvedores que colaboram com o Drupal”, escreveu Buytaert.

 

O que é o eco4planet e por que usar?

O eco4planet utiliza o sistema Google™ Pesquisas Personalizadas, mantendo assim a mundialmente reconhecida capacidade das buscas Google™, com um visual também simples e rápido, porém inovador na utilização predominante da cor preta para gerar economia de energia. Sua criação prova que pequenas ações diárias podem gerar economia de energia, resultando em menores gastos e ainda vários outros benefícios.

Em agosto de 2009 foi anunciado oficialmente que o eco4planet plantará árvores de acordo com o número de pesquisas realizadas através dele, um passo importantíssimo para sua proposta ecológica - mais uma vez provamos que todos tem condições de colaborar com o meio ambiente e a sua participação divulgando o eco4planet é fundamental. Você pode acompanhar o contador de árvores na página principal e nos seguir via Twitter para ficar por dentro das datas e locais de plantio

O eco4planet economiza energia pois sua tela é predominantemente preta, e um monitor utiliza até 20% menos energia para exibi-la se comparado à tela branca. Considerando as mais de 2,55 bilhões de buscas diárias realizadas no Google™ com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, teríamos com um buscador de fundo preto a economia anual de mais de 7 Milhões de Kilowatts-hora! Esse valor equivale à:

  • Mais de 63 milhões de televisores em cores desligados por 1 hora;
  • Mais de 77 milhões de geladeiras desligadas por 1 hora;
  • Mais de 175 milhões de lâmpadas desligadas por 1 hora;
  • Mais de 58 milhões de computadores desligados por 1 hora.

Economizar energia é uma forma de ajudar o planeta uma vez que para geração de eletricidade incorre-se no alagamento de grandes áreas (hidrelétricas), poluição do ar com queima de combustíveis (termoelétricas), produção de lixo atômico (usinas nucleares), dentre outros problemas ambientais. Soma-se a isso o fato de que o eco4planet pode gerar menor cansaço visual ao visitante se comparado a uma página predominantemente branca.

Sendo assim não há dúvidas de que essa ação é extremamente válida uma vez que somados os usuários teremos um resultado realmente significativo de economia de energia, gastos, preservação da natureza, e ainda mais: acreditamos que olhar sempre para o eco4planet fará com que as pessoas se lembrem da necessidade contínua de economizar energia elétrica e proteger a Natureza! 

 

Indiana Encore vence pregão para programa de laptops educacionais do MEC

 

 

 

 

 

 

 

A empresa indiana Encore venceu, por meio de sua representante Comsat, a primeira etapa do processo para fornecimento de laptops educacionais para o projeto Um Computador por Aluno (UCA), do MEC (Ministério da Educação). A empresa ofereceu o menor preço para fornecer esses computadores, durante pregão eletrônico realizado nesta quarta-feira (16).

A Encore se propôs a receber R$ 82,55 milhões por cerca de 150 mil laptops educacionais --R$ 553 por máquina, do modelo Mobilis. Nesse valor estão incluídos os serviços de entrega nas escolas, imposto, garantia, manutenção e configuraçao.

ClassMate - PC

Entretanto, ainda não é certo que a Encore concretize, efetivamente, o negócio. No ano passado, a Positivo venceu --mas não levou-- a primeira fase do pregão eletrônico para fornecimento de laptops ao mesmo programa.

Na época, o processo foi suspenso porque o menor valor oferecido, apresentado pela Positivo, foi "muito superior ao orçado" --a empresa deu lance de R$ 98,180 milhões.

Agora, a Encore tem até dia 22 de dezembro para apresentar os computadores Mobilis para o teste de aderência, em que será analisado se o equipamento tem as especificações determinadas pelo edital. De acordo com o edital, o modelo deve ter memória RAM de no mínimo 512 Mbytes, tela de LCD de no mínimo 7 polegadas, Wi-Fi, software livre e código aberto, editor de textos, planilhas, apresentação de slides e 12 meses de garantia.

Depois haverá uma fase de recursos e, possivelmente, a assinatura do contrato. Os laptops educacionais devem ser distribuídos em 2009 em 300 escolas que fazem parte do projeto.

 

 

I ENCONTRO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES DO NTE E DAS STE DE NOVA ANDRADINA E REGIÃO

Os professores multiplicadores do Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina promovem o I ENCONTRO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES DO NTE E DAS STE DE NOVA ANDRADINA E REGIÃO cujo objetivo é divulgar as experiências de sucesso de formação técnica e/ou pedagógica desenvolvida junto aos professores regentes da escola. Neste sentido os professores do NTE através deste encontro têm a intenção de oferecer momento de reflexão quanto às possibilidades disponibilizadas pelas TIC no contexto educacional e proporcionar troca de experiências entre os PSTE, PNTE, coordenadores e diretores escolares.

O Encontro acontecerá no dia 15/08 no período matutino das sete horas e trinta minutos (07h30min) às onze horas e trinta minutos (11h30min) e no período vespertino das treze e trinta (13h30min) às dezessete horas e trinta minutos (17h30min) no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, unidade universitária de Nova Andradina. No período matutino iniciará com uma palestra proferida pela Profª Drª Maria Conceição Alves de Lima – UEMS onde trabalhará o tema: “A Pedagogia 2.0 e o Professor Multiplicador da STE: Uma Proposta de Formação Continuada” seguindo após as apresentações dos trabalhos de sucesso das escolas. O período vespertino inicia-se com uma Webconferência com a Profª Dnª Ana Cristina Biondo Salomão – UNESP falando sobre: “Teletandem: Contexto virtual de aprendizagem colaborativa”, após segue-se as apresentações dos trabalhos de sucesso das escolas.

               O I ENCONTRO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES DO NTE E DAS STE DE NOVA ANDRADINA E REGIÃO será não apenas um momento de troca de experiências de sucesso, mas também de avaliação e auto-avaliação das atividades até então desenvolvidas por todos os profissionais, numa tentativa de trabalho em equipe, de forma interativa e cooperativa, seguindo o paradigma atual de educação, cujo principal enfoque para formação é o trabalho em equipe em contexto único, com realidades, profissionais e alunos singulares.

 

https://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=75949&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213

 

 

Programa amplia inclusão de pessoas com deficiência ao converter texto em áudio

 O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quarta-feira, 24, em Brasília a nova tecnologia Mecdaisy: um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. A ferramenta está disponível gratuitamente no portal do ministério.

 

“Agora, além de ler o livro, posso me localizar no livro”, disse o aluno de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Neno Albernaz, que participou dos testes da nova tecnologia. Ele perdeu a visão aos 23 anos após ser atingido por uma bala. “Hoje, me sinto lendo um livro da mesma forma que fazia quando enxergava”, disse.

 

Antes de o software ser criado, os programas de leitura para deficientes visuais tinham recursos limitados que impediam o acesso autônomo às obras. “Eu tinha que contar com a ajuda de outras pessoas para ler notas de rodapé ou saber a numeração das páginas”, exemplificou Neno.

 

Baseado no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System -, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. “O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise, faça comentários”, enumerou o analista de sistemas da UFRJ, João Sérgio Assis, que participou da equipe de desenvolvimento da ferramenta.

 

“Pelo depoimento de quem usa, sabemos que as pessoas com deficiência terão a disposição facilidades para manusear livros de maneira mais proveitosa”, afirmou o ministro Haddad. De acordo com o ministro, estão sendo investidos R$ 1,5 milhão em projetos de recursos tecnológicos para pessoas com deficiência, sendo que R$ 680 mil já foram investidos na criação do Mecdaisy. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ.

 

Por meio do acesso ao Mecdaisy, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em computação pode produzir livros digitais falados e ler as obras com mais autonomia. “Esse é um passo importante para fortalecer a educação inclusiva porque a ferramenta permite o manuseio do livro falado e navegabilidade simplificada”, sintetizou Haddad.


Maria Clara Machado

Acesse aqui o instalador do MEC/DAISY

 

Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TICs

Na sexta-feira dia 17/04/2009 ocorreu a aula inaugural do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, sob a tutoria dos professores multiplicadores do Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina. Os Professores Multiplicadores do NTE de Nova Andradina capacitarão 375 professores das redes municipal e estadual dos municípios de Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia e Taquarussu.

A expectativa, tanto dos professores formadores, quanto dos professores cursistas é de que tal curso contribua para o enriquecimento das atividades de ensino desenvolvidas nas escolas. Os professores multiplicadores do NTE de Nova Andradina reconhecem a importância de integrar as tecnologias digitais à prática docente, tendo em vista que pesquisadores de várias instituições de diversos países empenham-se em desenvolver um arcabouço teórico consistente que auxilie o professor do século XXI a enfrentar os desafios trazidos principalmente pela revolução das tecnologias de informação e comunicação e esse é um passo importante dado pelos profissionais do NTE de Nova Andradina no sentido de contribuir com a formação tecnológica em serviço dos professores sob sua jurisdição.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional